sábado, 30 de julho de 2011

COMO SER UM CRISTÃO VITORIOSO NOS ÚLTIMOS DIAS? V Parte.


VENCENDO A TENTAÇÃO DAS RIQUEZAS.

Durante toda história da humanidade encontramos o homem numa busca desenfreada pela riqueza.

Para alcançarem seus objetivos, usam de todos os meios, não importando como; o importante é alcançarem e satisfazerem suas ganâncias.

Quantas injustiças foram cometidas; um rastro de sangue estão por toda parte, daqueles que foram assassinados vítimas do inescrupuloso método do latrocínio.

Milhões se tornam dependentes químicos em toda parte, enquanto pequenos grupos enriquecem a custos dos incautos que passam a viver um inferno causado por aqueles que sem medirem as consequências, simplesmente defendem suas causas: enriquecerem.

Sem generalizar, podemos reconhecer que existem muitos que chegam ao topo da riqueza honestamente, através da administração sábia dos seus recursos financeiros e de suas determinações de não se tornarem presas do dinheiro.

Na Bíblia encontramos muitos homens que foram ricos e souberam se comportar como pessoas tementes a Deus e sabiamente usufruíram dos seus bens e também partilharam com os menos favorecidos e com a Obra de Deus.

Este tema é muito polémico e até mesmo difícil de aborda-lo, porém de forma simples e direta procuraremos expressar nosso sentimento sempre recorrendo a Palavra de Deus que nos ensina muito bem sobre o assunto.
Vejamos o que a Bíblia nos ensina:

1. A Cobiça da Riqueza nos Leva a Ruína.

O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo ensina-lhe que “… os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” 1º Timóteo 6:9.

Caem em tentação:

Geralmente tais pretensiosos são tentados pela inveja. Invejam a vida daqueles que são ricos a exemplo do Salmista Asafe que declara no Salmos 73:2,3.”Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios”.

Pensava-se entre os judeus, na época de Cristo que ser rico era uma prova de que tais pessoas eram abençoadas por Deus e ao contrário significava que eles eram infiéis e estavam em falta diante de Deus; não tinham fé.
Por acaso não é isto que se ensina por ai em nossos dias?

Continuando lendo no versículo citado por Paulo, vemos que os desejosos de riquezas caem também em Laços. Destacamos o laço chamado DUVIDA.

Acompanhando o relato de Asafe lemos que ele declara: “Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido e castigado cada manhã”. Salmos 73:13,14.

Asafe entrar no dilema da dúvida: Valeu a pena ser fiel a Deus? Será que o amigo leitor também não estar passando pela mesma situação? 

Caem também em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruínas.

Caem em desejos (concupiscências) loucos e nocivos.
Foi isto que levou Acã a ruína juntamente com sua família.

Por ocasião da conquista de Jericó, Josué e os soldados de Israel, receberam a ordem de Deus dizendo: “Porém a cidade será anátema ao SENHOR, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos. Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não vos metais em anátema tomando dela, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o turveis”. Josué 6:17,18.

Acã fora tentado pelo desejo dos olhos ao ver entre os despojos a capa babilónica, os duzentos siclos de prata, a cunha de ouro. Ele mesmo confessa em Josué 7:21, “…cobicei-os e tomei-os…”. Como resultado da sua ganância sofrera grande castigo que envolvera seus familiares e seus pertences. Josué 7:25,26.

Ao se apossar indevidamente dos objetos citados por Acã, ele os escondera debaixo de sua tenda. Seria muito bom examinarmos se não temos algum anátema escondido em nossa casa, em nosso coração e imediatamente confessarmos ao nosso Deus que é misericordioso em perdoar.

2. O Amor do Dinheiro, Raiz de Toda Espécie de Males.

"Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males..." 1º Timóteo 6:10a. 

Desejar ter dinheiro, ou mesmo ter dinheiro, não constitui-se nenhum mal, porém o amor do dinheiro é que constitui-se um agravante.



Um certo jovem rico, muito rico, possuidor de várias propriedades, desejoso de ser salvo, recorre a Jesus e pergunta-lhe: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna”? Marcos 10:17b.
Jesus explicou-lhe o que ele deveria fazer, ao que logo se justificou, declarando fazer tudo o que Jesus dissera ser necessário.

Conhecendo seu coração, Jesus mexe naquilo que era a causa do mal em seu coração: “Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me”. Marcos 10:21.
 
Desapontado e com o coração contrariado foi-se embora, pois o amor do dinheiro demonstrou que amava mais o tesouro terreno do que o tesouro do céu. Versículo 22. Ele não passou no teste de Deus.

Ao ver a atitude do jovem religioso, Jesus declara mais um dos seus ensinos importante que fala muito alto aos nossos corações: “Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas!” Versículo 23
E esclarece categoricamente: “…quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no Reino de Deus!” Versículo 24.

Confiar nas riquezas e amar ao dinheiro é uma arma fatal para impedir a felicidade de uma pessoa que passa a ser uma escrava dos bens terrenos, impedidas de vislumbrarem as riquezas celestiais.

3. A Avareza, Outro Mal terrível.

Avareza, vem do grego pleonexia e literalmente significa a sede de possuir mais.

Devemos prover aquilo que necessitamos para nós e nossos familiares, sempre confiando na promessa de Jesus em Mateus 6:33 que diz: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

Precisamos como Paulo aprender a nos contentar, a estar satisfeito com o que temos e assim evitar a corrida desenfreada em busca do vil metal. Vejamos o que Paulo nos diz em Filipenses 4:11b “… porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.”

A Avareza leva o homem a estar sempre insatisfeito com o que tem, sempre quer ter mais, pois há insegurança e confiam simplesmente em suas riquezas, deixando Deus de lado e até pronunciam palavra como: “Meu Deus é o meu dinheiro.” Pobre é aquele que assim pensa.

Perante uma grande multidão Jesus falou uma parábola, dizendo:
 “… a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens: e direi minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.” Lucas 12:16-21.

Aqui surgem duas questões: Ser rico ou pobre para com Deus.
Podemos ser pobre materialmente e rico para com Deus, como podemos ser rico materialmente e rico para com Deus, o que não devemos é ser um avarento, confiando somente nos bens terrestre.

A avareza e suas consequências:

  1. Não tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Efésios 5:5 “Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idolatria, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.” Grifo meu.

  1. A avareza é idolatria.
2.1 Aquele que também adora ao dinheiro e não somente o ama.

2.2 Aquele que serve a riqueza. A Bíblia diz: “Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mamom é o deus da riqueza.

2.3 Vejamos o que acontecerá aos idólatras:

2.3.1 Apocalipse 21:8 nos revela: Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.” Grifo meu.

2.3.2 Apocalipse 22:15 “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”


4. Um Conselho aos Homens de Deus.

O apóstolo Paulo enfaticamente aconselha ao jovem pastor Timóteo dizendo:

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” 1º Timóteo 6:11,12.

Como um pastor é um líder e tem a sua retaguarda um rebanho os quais as vezes somam muitas pessoas, políticos, empresários que trabalham com rede de marketing e outros, sempre estão tentando envolver aos líderes no sentido de tirarem proveito, fazendo promessas miraculosas e até usando certos argumentos: “Você vai ficar rico e vai ter dinheiro para fazer a obra de Deus independentemente. Não precisará de dinheiro da Igreja. Você terá dinheiro para manter a obra em todos os sentidos.

Que mentira! Aceitar e crer nestas ilusões tem levado muitos servos de Deus a perderem o foco do Reino de Deus, chegado até mesmo a desviarem da fé.

Guardemos as palavras de Paulo: “Foge destas coisas”. Fugir é a melhor escolha.

Deus sempre cuidou e vai cuidar dos seus escolhidos, daquele a quem constituiu embaixador na terra, representantes do Reino de Deus. Ele jamais deixará seus servos fiéis; provendo-lhe tudo quanto lhe é mister. Além do mais a Bíblia declara: “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina. Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário”. 1º Timóteo 5:17,18.

Amado companheiro de ministério, vigiemos nisto e vamos combater o bom combate e terminar a carreira guardando a fé.

Fiquemos com a palavra de Deus dirigida ao profeta Daniel: “Tu, porém, vai até ao fim; porque repousarás e estarás na tua sorte, no fim dos dias.” Daniel 12:13.

5. Um Conselho aos Ricos.

Como já dissemos, temos na Igreja de Cristo muitos homens e mulheres que são ricos e que são bênçãos na Obra do Senhor e além do mais precisamos destas pessoas para ajudarem a obra na questão financeira.

Entretanto não podemos deixar de lado a orientação que Paulo incumbiu a Timóteo ensinar:

“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.” 1º Timóteo 6:17-19.

Em certa época, no Brasil, devido a inflação galopante, fez com que muitos brasileiros passassem a confiar nas aplicações bancárias, pois os juros eram realmente compensadores, havendo até quem se dessem ao luxo de viverem só dos juros de sua aplicação.

Fora um período em que as pessoas realmente puseram a esperança na incerteza das riquezas, conforme escrevera Paulo, o apóstolo.

Para surpresa de muitos, o governo congelou todas as aplicações, fazendo com que muitos viessem a falência financeira, causando um clamor que até hoje se faz ouvir.

Somos aconselhados ou ensinados a colocarmos nossa esperança em Deus que verdadeiramente cuida de nós e enriquecermos com moderação, com humildade, sempre reconhecendo a grandeza e soberania de Deus e do valor de repartirmos de boa mente.

Sei que é praticamente impossível esgotar o assunto, e este não é nosso objetivo, contudo espero compartilhar este tema com você que está lendo esta mensagem.

Que Deus nos ajude a vencermos nesta jornada e que jamais sejamos prezas deste mal que assola em toda terra: A avareza que corrói como um câncer aqueles por ela dominados.


2 comentários:

  1. Que Deus continue abençoando cada vez mais. Abraços e fique na paz do Senhor www.mensagensedificantes.com

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM, LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir